28/10/2024
Outubro rosa: novos tratamentos do Câncer de Mama que salvam vidas
Por Dra. Silvia SaulloPatologista Clínica/ Clínica Médica
Outubro Rosa é o mês dedicado à divulgação e compartilhamento de informações sobre o câncer de mama, uma das doenças mais desafiadoras da atualidade.
Em diversos canais de comunicação, são abordados temas como sintomas, exames preventivos, tratamentos e outras orientações essenciais, que, embora muito importantes para conscientização, já são amplamente conhecidas.
Por esse motivo, neste ano, o Laboratório Franceschi decidiu trazer um novo tema: as inovações que estão salvando vidas e transformando o futuro do tratamento do câncer de mama.
Tecnologias para o tratamento do câncer de mama
A nova fronteira da imunoterapia: Terapia CAR-T
Ela usa o próprio sistema imunológico da paciente para combater o câncer, ou seja, modifica geneticamente células T para atacar as células cancerígenas com precisão. Essa técnica originalmente usada para cânceres hematológicos, agora vem sendo explorada no câncer de mama, trazendo uma nova esperança em casos avançados.
Personalizando o tratamento: Inteligência Artificial (IA)
A IA vem revolucionando a medicina ao analisar quantidades imensas de dados genômicos e clínicos. Com isso, é possível personalizar tratamentos de forma mais eficaz, prevendo quais terapias serão mais benéficas para cada paciente. Isso não só aumenta as chances de sucesso, como também reduz os efeitos colaterais.
Precisão cirúrgica no combate à doença: Terapias Alvo-Monoclonais
Utilizam anticorpos que se ligam especificamente às células cancerígenas, bloqueando seu crescimento. Isso resulta num tratamento mais preciso, minimizando danos às células saudáveis e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Estimulando o Sistema Imunológico: Imunoterapia
Essa é uma arma poderosa contra o câncer de mama. Ao estimular o sistema imunológico do paciente para reconhecer e atacar células cancerígenas, propiciamos uma nova linha de defesa, especialmente para os casos que não respondem bem a outros tratamentos.
Tecnologias para o diagnóstico precoce do câncer de mama
O autoexame é fundamental para se descobrir qualquer alteração nas mamas, porém a avaliação feita com exames laboratoriais e de imagem (mamografia e ressonância magnética) é que confirmarão o diagnóstico.
Novas tecnologias usando marcadores tumorais e testes genéticos estão aprimorando a detecção precoce do câncer de mama. Diagnósticos mais rápidos e precisos são fundamentais para iniciar o tratamento o quanto antes, aumentando significativamente as chances de cura.
Todos esses avanços não são apenas promissores, estão vencendo a batalha contra o câncer e trazendo esperança a milhões de pessoas ao redor do mundo.
A ciência está fazendo sua parte, mas, precisamos que você faça a sua!
Você é a primeira pessoa a sentir qualquer mudança. Faça o autoexame, consulte seu médico, realize os exames necessários.
Se tiver dúvidas, entre em contato, estamos ao seu lado nessa luta.
Mais do que os resultados, enxergamos a sua vida por trás dos diagnósticos.